Responsável Técnico: Dr. Otávio Macedo - CRM 35.851 | RQE 41.909

Criolipólise (Coolsculpting)

Criolipólise – Novo tratamento no combate à gordura localizada

Durante muitos anos, cientistas acreditavam que o método mais eficaz para o tratamento de gordura localizada tinha que se basear em procedimentos associados ao calor.

Mas, recentemente, foi apresentada uma técnica que contraria essa premissa.

A técnica da Criolipólise se utiliza da aplicação de baixa temperatura, obtida pelo Zeltiq®.

O que é o Criolipólise?

CoolScupting ou Criolipólise (como é chamada no Brasil) é o mais inovador tratamento para redução de gordura localizada , onde as células de gordura são eliminadas através do frio. É um método seguro e eficaz por não ser invasivo, não requerer cortes, anestesias ou substâncias injetáveis. No último Congresso da Academia Americana de Dermatologia, realizado em março passado, foi apresentado uma nova abordagem de aplicação da Criolipólise chamada T2T ( “treatment to transformation “) que tem mostrado melhores resultados na utilização da técnica.  Desta forma o enfoque do tratamento é mais global, sendo feito um tratamento mais personalizado com a Criolipólise para cada paciente. Fazemos em toda extensão da área em que se encontra a gordura localizada, realizando um remodelamento corporal. Sendo assim, são feitas mais áreas, e mais ciclos de tratamento em cada paciente, dando um melhor resultado.

A Criolipólise faz com que as células de gordura sejam expostas ao resfriamento controlado, assim um processo de eliminação natural é ativado, o que reduz gradualmente a espessura da camada de gordura. O resultado é uma redução visível na área tratada através da Criolipólise. Os pacientes podem esperar, em média, uma redução de 20% a 25% da gordura nas áreas tratadas com a Criolipólise. Os resultados podem começar a ser vistos após três semanas, tendo resultados mais significativos a partir de dois a quatro meses.

Os procedimentos com a Criolipólise duram entre uma e duas horas, de modo que o tratamento pode ser feito no horário de almoço ou final do dia sem quebrar a rotina diária.

Indicações

A Criolipólise é indicada para pessoas que possuem gordura localizada, mas que estão em um peso ideal, definido em relação à altura e idade. Ou seja, o tratamento não é indicado para pessoas obesas.

Contraindicações

O tratamento pode ser aplicado em pessoas a partir dos 18 anos, sendo contraindicado apenas para as gestantes.

Tempo médio de tratamento com a Criolipólise

É indicada uma sessão de Criolipólise que varia de uma a duas horas, dependendo da região a ser tratada. Muitas pessoas passam esse tempo lendo, trabalhando em seus notebooks ou simplesmente relaxando.

Depois de 6 a 8 semanas, uma nova sessão pode ser realizada.

Novo conceito de tratamento com a Criolipólise – Treatment to transformation (T2T)

T2T é um conceito avançado que permite tratar com melhores resultados os pacientes candidatos a realizar o tratamento com a Criolipólise.

De uma maneira global todas as áreas com potencial para o tratamento são avaliadas.

Nesta avaliação inicial, o médico faz uma análise do número de áreas a serem tratadas através da Criolipólise e o número de sessões necessárias para alcançar um resultado satisfatório, buscando assim uma visão mais global e não localizada.

Esse conceito tem se mostrado mais eficazes na definição e remodelamento do contorno corporal.

Saiba Mais sobre a Criolipólise

Tecnologia utilizada e como age

A Criolipólise é uma técnica que utiliza uma nova tecnologia de resfriamento intenso e localizado, atingindo e eliminando as células de gordura sem lesar os tecidos vizinhos.

A grande vantagem desse aparelho é que não se utiliza agulhas, nem cânulas.

Como o tratamento através da Criolipólise é realizado?

O resfriamento local é feito por meio da ponteira do aparelho, que é pressionada na área a ser tratada, resfriando intensamente o local, em um nível suficiente para atingir e danificar as células de gordura, sem machucar a epiderme.

O dispositivo prende uma determinada área a ser tratada (os famosos “pneuzinhos”, por exemplo) entre duas placas de resfriamento. A sensação é a de um puxão suficientemente firme para garantir que o tecido selecionado seja resfriado de forma mais eficiente.

O organismo reage com uma resposta inflamatória que leva à eliminação dessas células (Criolipólise), determinando uma melhora no contorno corporal, devido à redução de medidas.

Nos primeiros minutos em que as placas começam a funcionar, o paciente sente uma sensação de frio intenso. Essa sensação transitória.

Cuidados no pós-tratamento com a Criolipólise

Não há necessidade de anestesia e a recuperação é tranquila. O paciente pode retornar às atividades normais imediatamente após o procedimento. A pele pode ficar vermelha por alguns minutos, ou mesmo temporariamente sensível.

Quais os resultados esperados com a Criolipólise?

As perdas finais podem ser superiores ou inferiores, dependendo do paciente.

Durante o procedimento, as células de gordura tratadas são eliminadas. Contanto que o paciente mantenha seu peso com dieta e exercícios, os resultados da Criolipólise devem permanecer estáveis em longo prazo.

 

Leia Também